Normose – A Doença do Século
Newsletter
Inscreva-se para receber novidades da SER Consciente:
Normose – A Doença do Século
Receba novidades e artigos da SER Consciente. Inscreva-se!
Em algum tempo foi normal duas pessoas se digladiarem até a morte para entreter a multidão. Também já foi normal queimar mulheres na fogueira, trabalho escravo, devastar florestas inteiras em busca de um suposto desenvolvimento, matar rios e criar o aquecimento global!
Ops, parece que estas duas últimas ainda são aceitas como normais, entre tantas outras que ainda não citei, mas que podemos ver nas manchetes do jornal.
Afinal, será que ser normal é achar normais coisas que não deveriam ser?
Isso pode ser doença?
Pierre Weil define normal como o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir que são aprovados por consenso ou pela maioria. Patológico é definido como algo que causa sofrimento e morte. Saudável é aquilo que gera bem-estar e qualidade de vida.
Normose – a doença do século – é um conjunto de hábitos considerados normais pelo consenso social que, na realidade, são patologicos em graus distintos e nos levam à infelicidade, à doença, à guerra interna e externa e a perda de sentido na vida.
Estamos vivendo a Normose Cultural, Normose Política, a Normose nas Relações, etc.
Esta nova síndrome se constela pelo conjunto de crenças e valores disfuncionais enraizados em nossos padrões socioculturais, herança da sociedade (religião, família, sistema de ensino, enter outros).
A politica normótica se separou dos valores éticos, transformando-se num campo de batalha de luta de poder e violência.
Este modelo baseado na violência e separação é a marca de nossa identidade nacional na herança da família patriarcal. O patriarcado na esfera política “é um sistema de comando que reproduz a autoridade do patriarca no interior da família, isto é, pela ausência de normas impessoais que regulem as relações de poder”, conservando um elemento de arbítrio pessoal e impedindo a concretização de práticas igualitárias baseadas em regras impessoais e abstratas.
Esta sociedade patriarcal dilacerou os povos indígenas e sua cultura, nossos queridos ancestrais, também exterminou nossa maior riqueza – a Floresta.
A população brasileira ainda é patriarcal, mostra pesquisa do IPEA apoiada pela ONU.
Isso tudo parece normal para você?
Para mim não é normal.
Na minha percepção vivemos um grande SURTO Normótico. Estamos vivendo a maior crise de toda nossa história.
Este surto coletivo ou crise é a oportunidade para iniciar o processo de mudança.
A Mudança é a Escola pela PAZ
Como diz Mahatma Gandhi: “Seja a Mudança que você quer ver no mundo.”
Seja a Paz.
Para isso precisamos nos cuidar, tratar nossas feridas inconscientes, revisitar nossos valores e escutar nossos corações.
Não permitir que discursos de ódio, violência, separação e medo contamine nossas mentes e entorpeça nossos sentidos com emoções que nos paralisa e nos cega.
Chega de opressão de medo!
Se sua escolha está sendo a partir do Medo, reflita e faça sua escolha a partir do Amor a partir da Paz!
Viva os valores que nos faz despertar para a Verdade que todos somos filhos de DEUS.
Paz e Bem,
Adriana
–
Se você deseja saber mais sobre o assunto, envie um e-mail com suas perguntas para serconsciente@serconsciente.com.br ou nos envie uma mensagem aqui pelo site.